Blog
Qual o propósito da Ativa Esporte?
- oferecer serviço isento - melhorar marcas - melhorar esporte
Twitter escolhe esporte para fazer primeiro anúncio
http://www.brainstorm9.com.br/30288/social-media/em-parceria-com-a-nascar-twitter-veicula-sua-primeira-campanha-de-tv/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+brainstorm9+%28Brainstorm9%29
Arsenal lança novo uniforme em um videoclipe de rap
http://www.arsenal.com/news/news-archive/arsenal-reveal-away-kit-for-2012/13-season
Um patrocínio de 45 anos atrás sendo ativado hoje
http://www.futebolmarketing.com.br/2012/como-se-fosse-hoje-racing-relembra-os-45-anos-de-seu-titulo-mundial/
A revolução não será televisionada… Mas pode ser transmitida!
Acredito que todos ou, pelo menos, a grande maioria dos que atuam na indústria do esporte no Brasil concordam que a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 não causaram as mudanças que poderiam e, para o bem do esporte brasileiro, deveriam ter causado....
Marketing esportivo no Rede Social Esporte Clube
Em 13 de setembro o nosso Diretor de Planejamento, Bruno Scartozzoni, participou do programa Rede Social Esporte Clube, gravado em Belo Horizonte e transmitido pela NET local. A proposta do programa é trazer convidados para debaterem sobre as notícias do mundo do...
Leônidas da Silva: o precursor do marketing no futebol brasileiro
O post abaixo foi originalmente publicado no site Mkt Esportivo em 6 de setembro de 2013. Ainda que não seja de nossa autoria, resolvemos reproduzi-lo aqui pois o assunto merece nosso registro e a atenção dos nossos leitores. O link original pode ser encontrado aqui....
Times podem adotar uma personalidade mais humana no contato com os fãs?
A resposta é sim. E logo abaixo temos um exemplo disso. Trata-se de um comunicado do Nashville Predators (time de hóquei da NHL) sobre um erro de digitação em uma comunicação anterior. Tudo bem que o erro original dificilmente representou uma crise para o time, mas,...
Negócios em Jogo, programa 13, 19/08/2013
Em 19 de agosto aconteceu a décima terceira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...
Negócios em Jogo, Edição Especial #DigitalPaiDigitalFilho, 05/08/2013
Em 5 de agosto aconteceu a décima segunda edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play...
Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013
Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...
Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva
Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...
Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL
Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...
O gol não pode esperar
Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...
Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013
Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...
Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil
100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...
Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo
Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado, por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...
Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014
O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...
Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL
Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...
Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08
Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...
Esporte + Cultura: vamos explorar as possibilidades?
O post abaixo foi originalmente escrito para o portal sportIZ em 27/06/2013. O link original pode ser acessado aqui. Não faz muito tempo que li essa notícia, falando que a NBA tinha feito uma parceria com a Sanrio para o lançamento de uma coleção de roupas...
Negócios em Jogo, programa 8, 10/06/2013
Em 10 de junho aconteceu a oitava edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...
Negócios em Jogo, programa 7, 27/05/2013
Em 25 de maio aconteceu a sétima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...
Percepção de celebridades do esporte
O artigo acadêmico é do ano passado, mas vale o post por dois motivos: 1) O assunto é bastante interessante e pertinente para quem trabalha com marketing esportivo. 2) Apoiamos pesquisas acadêmicas sérias. Em relação ao marketing esportivo (e a muitas outras áreas) o...
Negócios em Jogo, programa 6, 13/05/2013
Em 13 de maio aconteceu a sexta edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...
Curso Online Comunique-se de Marketing Esportivo – 15/05 – segunda edição
Depois do sucesso da primeira edição, fomos convidados novamente pela Comunique-se para ministrar uma segunda edição do Curso Online de Marketing Esportivo, que acontecerá nessa quarta-feira, 15 de maio. Dividimos nosso programa de aula em três módulos, seguindo a...
Negócios em Jogo, programa 5, 29/04/2013
Em 29 de abril aconteceu a quinta edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...
“O Zizao Tá Lendo” e o Corinthians tá produzindo conteúdo!
Alguns dias atrás o Corinthians soltou em seu canal do YouTube um simpático vídeo onde o jogador chinês Zizao passeia pelo campo com alguns colegas de time, e nisso vai lendo os nomes que estão nas placas ao redor. Coincidentemente são os nomes de três patrocinadores...
Concurso cultural da Ativa Esporte para comemorar mais de 50 mil no Google +
No começo desse ano a Ativa Esporte iniciou uma parceria com o Google Plus e daí saíram duas coisas bem legais: os hangouts quinzenais que batizamos de Negócios em Jogo e a nossa página oficial na plataforma. Recentemente nossa página por lá alcançou a impressionante...
Patrocínio é uma parceria com começo, meio e fim
Depois de muitos anos e títulos em parceria com a Reebok, o São Paulo Futebol Clube conseguiu um contrato melhor com a velha conhecida Penalty, que já esteve presente em outras épocas, e, por isso, trocou seu patrocinador de material esportivo. Nada mais normal do que...
Hangout com William Machado “Capita” no #SegundasdeFutebol
Ontem aconteceu mais um hangout oficial do Google Brasil dentro do evento #SegundasdeFutebol. William Machado "Capita", ex-jogador do Corinthians (e outros times), foi falar de sua nova empresa, a Redoma, que é uma consultoria financeira para atletas e artistas. Bruno...
Negócios em Jogo, programa 4, 15/04/2013
Na última segunda-feira aconteceu a quarta edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...
Negócios em Jogo, programa 3, 04/04/2013
Na última quinta-feira aconteceu a terceira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...
Os princípios da Heineken para o marketing esportivo
Se você não tem uma verba para fazer alguma coisa além do patrocínio, não faça. Além disso, você precisa ter uma visão clara do que a empresa faz. Se não tiver, também não faça o patrocínio. A frase acima é de Hans Erik, diretor global de marketing da Heineken, uma...
Negócios em Jogo, programa 2, 19/03/2013
Na última terça-feira aconteceu a segunda edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play...
1º Seminário de Comunicação e Marketing Esportivo
Nessa quarta-feira, 13 de março, acontece em São Paulo o 1º Seminário de Comunicação e Marketing Esportivo, evento promovido pela Comunique-se e que contou com o apoio da Ativa Esporte para curadoria dos palestrantes. Guilherme Guimarães e Bruno Scartozzoni, sócios da...
Veja como foi a primeira edição do Negócios em Jogo
Nessa terça-feira aconteceu a primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí...
Negócios em Jogo – programa 1 (05/03 às 18:30)
Negócios em Jogo é o hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Depois de um esquenta muito bem sucedido (veja aqui o piloto), hoje, 5 de...
Por que acreditamos no esporte?
Meu sócio Guilherme Guimarães sempre diz que o esporte é uma das mais completas plataformas de comunicação porque poucas coisas na vida superam a emoção de estar vendo, principalmente ao vivo, mas também pela TV, momentos marcantes dentro de uma partida ou prova...
Curso Online Comunique-se de Marketing Esportivo – 28/02
Eu e o Guilherme Guimarães, sócios da Ativa Esporte, fomos convidados pela Comunique-se, reconhecida empresa de educação, a ministrar um Curso Online de Marketing Esportivo que acontece nessa quinta-feira a noite. Nosso programa de aula está dividido basicamente em...
Negócios em Jogo – programa piloto
TEM NOVIDADE NO AR! Eu e o Guilherme Guimarães, sócios da Ativa Esporte, lançamos ontem o Negócios em Jogo, hangout quinzenal em que debateremos as principais notícias e assuntos relacionados ao marketing esportivo. O vídeo acima é o programa piloto, que foi ao ar sem...
Nova campanha do KFC mostra que marketing esportivo pode trabalhar com comportamento
Na cultura esportiva americana fãs de várias modalidades, como baseball e futebol americano, se reúnem antes dos jogos, nos estacionamentos dos estádios, para fazerem churrasco e tomarem cerveja usando os porta-malas de seus carros como suporte. Esse fenômeno é...
Esportes, mídia e mobilidade
Recentemente a Nielsen publicou a pesquisa 2012 Year in Sports report, sobre números de mídia das principais ligas americanas. O destaque, publicado no próprio blog da empresa, foi o resultado bastante contundente em relação ao consumo de esportes em smartphones e...
Patrocinar não é só ter exposição de marca
O artigo abaixo foi escrito por Erich Beting e publicado originalmente no blog Negócios do Esporte, nesse link. Por que republicamos aqui? 1) concordamos integralmente 2) idéias boas devem ser compartilhadas e replicadas o máximo possível 3) admiramos o trabalho do...
Top 5 cases brasileiros de marketing esportivo em 2012
Em dezembro sempre acontece um fenômeno bastante interessante na internet: blogs de todos os assuntos fazendo listas de melhores do ano. Aqui não poderíamos deixar essa tradição de lado, por isso resolvemos fazer a nossa de melhores cases de marketing esportivo. E...
Ativa Esporte no Wall Street Journal
A gente não costuma fazer post em causa própria, mas, nesse caso, achamos que valia a pena o registro. O diretor geral da Ativa Esporte, Guilherme Guimarães, foi entrevistado para um artigo do Wall Street Journal sobre o atual momento do futebol brasileiro. Está em...
7 regras de ouro dos Naming Rights para arenas
Eu e o Guilherme Guimarães contribuímos para o portal Mundo do Marketing com um post sobre naming rights para arenas. Abaixo republicamos, na íntegra, o conteúdo, cujo link original está aqui. Muito obrigado ao Daniel D ´Amelio pelo convite. Por Redação, em 03/12/2012...
Marvel Comics e Brooklyn Nets se juntam para criar mascote
Algum tempo atrás escrevemos aqui sobre mascotes, essas propriedades fofíssimas que são relativamente pouco usadas por clubes e patrocinadores. Um grande potencial desperdiçado. Pois bem, recentemente nos deparamos com uma notícia bastante interessante, envolvendo...
Adidas pega rota alternativa para chegar ao Japão
Quando o Corinthians foi campeão da Libertadores várias marcas se aproveitaram do momento para fazer ativações bacanas, como já documentamos aqui. Agora que o Mundial de Clubes se aproxima, é natural que todo mundo tente novamente tirar uma lasquinha desse fato...
Simon Chadwick fala sobre aprendizados em Londres 2012 e muito mais
Eu e o Guilherme Guimarães contribuímos para o portal Mundo do Marketing com um post sobre a visita de Simon Chadwick no Brasil. Abaixo republicamos, na íntegra, o conteúdo, cujo link original está aqui. Muito obrigado ao Daniel D ´Amelio pelo convite. 🙂 Por Redação,...