Coca-cola e o Tour da Taça FIFA – Isso sim é experiência de marca

Depois de comentar aqui como a Coca-cola tem feito um bom uso do seu patrocínio ao Tour da Taça FIFA, eu não podia deixar de comparecer ao evento. E acreditem, vale muito, muito mesmo, a pena! Alguns leitores do blog já haviam me dito, mas é preciso estar lá.

A marca mantém-se presente de maneira marcante em toda a experiência, desde a parede ao mobiliário, que reutiliza garrafas descartáveis (acima). O ponto alto do contato com a Coca-cola, sem dúvida, é a sala que conta a história das Copas. Além das bolas, capas de jornais e imagens de Pelé, ela é decorada com papel de parede e tem temperatura controlada e aroma que remetem ao refrigerante, dando a sensação de estarmos dentro de uma garrafa do produto (abaixo). Ou seja, o produto está presente sem incomodar o público. Genial!

Os presentes têm a oportunidade de participar de brincadeiras, assistir a um belo vídeo em 3D, aprender sobre a África do Sul, sobre a história das Copas, tomar Coca-cola e, para finalizar, passam ao lado da anfitriã, levando para casa como presente da marca uma foto com a Taça (abaixo). A marca, claro, presente.

Para os brasileiros, a nota a lamentar-se é a ausência do uniforme da equipe canarinho, patrocinada pela Nike, rival da adidas, parceira da FIFA. Peço desculpas aos leitores, pois as fotos foram tiradas do meu celular, sem flash.

Marketing esportivo, ativação, Coca-cola, Copa do Mundo, FIFA, patrocínio

Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013

Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...

Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...

Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL

Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...

O gol não pode esperar

Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...

Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013

Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...

Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil

100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...

Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo

Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado,  por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...

Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014

O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...

Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL

Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...

Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...