Ex-atletas podem ser uma ótima opção para as marcas

Recentemente a Nielsen Brasil divulgou uma pesquisa, feita a partir de 2007 em São Paulo e no Rio de Janeiro, sobre os atletas fora do universo do futebol mais lembrados pela população. Foram mais de 20.000 entrevistas em 5 anos. 240 atletas foram lembrados espontaneamente.

O mais curioso do resultado é que várias das primeiras posições desse ranking são de ex-atletas. Daiane dos Santos, quem diria, está em primeiro lugar. Ayrton Senna em segundo. Gustavo Kuerten em quarto. Hortência em sexto.

Uma análise mais rápida pode inferir que faltam grandes ídolos atuais no esporte brasileiro, e em algumas modalidades isso realmente um fato. Depois de Gustavo Kuerten nunca mais houve um tenista brasileiro à altura, o mesmo com Ayrton Senna e o automobilismo.

Mas o esporte não morreu, longe disso, e essas Olimpíadas atuais estão criando novos ídolos, como Sarah Menezes do judô e Arthur Zanetti da ginástica olímpica. Daqui 10 ou 20 anos talvez sejam eles a figurarem no topo desse ranking.

O ponto que mais chama atenção para nós, que trabalhamos com marketing esportivo, é a importância das marcas apoiarem atletas desde cedo e também depois que eles param. Daiane, Gustavo Kurten e Hortência ainda ocupam um espaço na mídia maior do que a maioria dos atletas atuais e, para muitos, são uma enorme fonte de inspiração.

Quem sabe disso bem é a Nike, que continua tendo em Michael Jordan um de seus maiores garotos propaganda, inclusive com uma linha de produtos que segue firme e forte desde quando o ídolo estava em quadra. Tudo bem que Jordan foi o Pelé do basquete, mas a NBA já produziu outros ídolos à altura e nenhum deles teve sua imagem tão bem explorada depois da aposentadoria.

No esporte brasileiro há o caso de Ayrton Senna, que até hoje é associado ao Banco Nacional, uma marca que nem existe mais. Em um exercício de imaginação seria possível pensar na reinauguração da marca usando o ídolo, não? De qualquer forma, quantos ex-atletas brasileiros poderiam ser melhor explorados pelas marcas? Pelos partidos políticos eles já são, por isso em toda eleição vemos ex-atletas puxando votos como vereadores e deputados.

via Mundo Marketing

Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013

Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...

Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...

Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL

Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...

O gol não pode esperar

Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...

Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013

Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...

Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil

100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...

Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo

Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado,  por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...

Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014

O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...

Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL

Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...

Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...