Foi dada a partida para uma nova fase!

Escrever o primeiro post no blog da empresa da qual você acaba de ficar sócio é sempre uma tarefa difícil.

Vou falar sobre como a empresa é bacana? Quem muito fala pouco faz.

Vou falar sobre o assunto da empresa (no caso, marketing esportivo)? Ah, mas todos os próximos posts serão sobre isso. E os anteriores já eram.

Vou falar sobre o momento do esporte no Brasil, citando a Copa e as Olimpíadas? Não, muito clichê.

Vou contar minha trajetória com o Guilherme Guimarães e como cheguei até aqui? Isso pode ser legal para um primeiro post. 🙂

Tudo começou há uns 7 anos, em uma agência onde a gente trabalhava juntos. Ele como atendimento, eu como planejamento. Entramos mais ou menos na mesma época, e até por isso logo ficamos amigos.

Vieram os primeiros projetos e, junto, as primeiras alegrias, aprendizados e frustrações normais de quem está nesse jogo. Felizmente muito mais alegrias e aprendizados do que frustrações. E teve o “causo” em que ganhamos, praticamente sozinhos, a maior concorrência da história da agência até aquele momento. Nós dois, ainda moleques, contra concorrentes mais experientes e usando terno e gravata.

Depois disso cada um seguiu seu caminho. Eu fui estudar e trabalhar com storytelling e transmídia, dois assuntos que têm bastante aderência com marketing esportivo, e vivi experiências tanto como empresário como em outras agências. O Guilherme foi fazer mestrado de marketing esportivo na Inglaterra e, na volta, trabalhou em diversos lugares bacanas, incluindo o Comitê da Rio 2016.

No meio dessa jornada ele criou a Ativa Esporte como blog e consultoria. Isso explica os mais de 50 posts que você encontra daqui pra trás. E aí a idéia de construir uma agência a partir de um modelo que não existe no Brasil foi amadurecendo e ganhando parceiros, investidores e interessados…até que recebi o convite para me juntar ao grupo e embarcar nesse desafio!

Então, 7 anos depois, volto a trabalhar com um dos melhores profissionais com quem já topei por aí, cheio de vontade de ajudar a construir essa empresa e realizar novas coisas.

Guilherme, valeu pelo convite!

Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013

Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...

Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...

Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL

Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...

O gol não pode esperar

Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...

Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013

Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...

Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil

100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...

Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo

Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado,  por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...

Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014

O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...

Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL

Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...

Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...