Post Inicial

Desde pequeno esporte é uma paixão para mim. Sempre fui um ávido consumidor de esportes, tanto praticando como acompanhado ao vivo ou pela mídia. Isso fez com que, ao longo da minha vida, eu o unisse a outra de minhas paixões, o marketing, passasse a acompanhar de perto e acabasse por trabalhar com marketing esportivo. Em todo esse tempo de relação com essas paixões, acabei percebendo que uma das maiores deficiências nesse mercado, hoje, está no trabalho de ativação de patrocínios/parcerias. Isso prejudica a todos os envolvidos, mas, principalmente, o esporte, na sua luta por sobrevivência.

Muitas empresas investem quantias exorbitantes de dinheiro na aquisição de direitos que acabam por não explorar, apesar desta ser uma ferramenta de marketing extremamente poderosa e completa, por possibilitar oportunidades diversas dentro do mix (lançamento de produtos, alavancagem de vendas, ações de relacionamento, estratégias de endo-marketing, etc.). Esse fato acaba por gerar um resultado para a patrocinadora não tão bom quanto poderia ou, em casos extremos, resultado algum e, por consequência, um rejeição à essa ferramenta. É claro que essa tarefa não é só dos patrocinadores, mas de todos os envolvidos (patrocinados também, claro!), pois quanto maior o retorno de cada um, melhor será o acontecimento, maior será a audiência, que proporcionará maior retorno vindouro, que irá melhorar ainda mais o evento, que iá gerar maior audiência…

Esse cenário incentivou-me a criar esse blog, cujo objetivo não é discutir as razões que levam à essa realidade, mas divulgar as boas práticas dessa área e, assim, contribuir tanto com as empresas patrocinadoras para aumentar seu retorno com os investimentos em esporte, quanto, principalmente, com o esporte, para aumentar sua possibilidade de sucesso.

Esse, é claro, é um espaço aberto. Por favor, mandem contribuições e colaborem. Sempre!!!
Muito obrigado e vamos ao primeiro post,
Guilherme

Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013

Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...

Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...

Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL

Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...

O gol não pode esperar

Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...

Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013

Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...

Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil

100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...

Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo

Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado,  por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...

Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014

O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...

Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL

Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...

Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...