Muitas empresas investem quantias exorbitantes de dinheiro na aquisição de direitos que acabam por não explorar, apesar desta ser uma ferramenta de marketing extremamente poderosa e completa, por possibilitar oportunidades diversas dentro do mix (lançamento de produtos, alavancagem de vendas, ações de relacionamento, estratégias de endo-marketing, etc.). Esse fato acaba por gerar um resultado para a patrocinadora não tão bom quanto poderia ou, em casos extremos, resultado algum e, por consequência, um rejeição à essa ferramenta. É claro que essa tarefa não é só dos patrocinadores, mas de todos os envolvidos (patrocinados também, claro!), pois quanto maior o retorno de cada um, melhor será o acontecimento, maior será a audiência, que proporcionará maior retorno vindouro, que irá melhorar ainda mais o evento, que iá gerar maior audiência…
Esse cenário incentivou-me a criar esse blog, cujo objetivo não é discutir as razões que levam à essa realidade, mas divulgar as boas práticas dessa área e, assim, contribuir tanto com as empresas patrocinadoras para aumentar seu retorno com os investimentos em esporte, quanto, principalmente, com o esporte, para aumentar sua possibilidade de sucesso.
Esse, é claro, é um espaço aberto. Por favor, mandem contribuições e colaborem. Sempre!!!
Muito obrigado e vamos ao primeiro post,
Guilherme