Porém, confesso que estou (muito) decepcionado. Uma baita oportunidade para os parceiros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da própria candidatura e, porque não, dos Jogos Panamericanos de 2007 contabilizarem em imagem de marca e vendas.
No entanto, nada de novo ou impactante foi visto. A Olympikus, parceira do COB desde 1999, fez uma ação interessante com formadores de opinião, mas com pouca repercussão, talvez apostando numa viralização que não ocorreu. Minutos após o anúncio, ela enviou para essas pessoas um kit (imagem acima) com uniformes das delegações brasileiras, um vídeo e um certificado datado do dia anterior ao anúncio, comprovando que a empresa “já sabia” que a vitória seria do Rio.
Os demais parceiros (ou não) dos eventos/instituições citados acima limitaram-se a anúncios comuns na mídia… pouco para uma vitória tão expressiva e menos ainda se comparado ao excelente vídeo (abaixo), criado pela O2 de Fernando Meirelles e apresentado na reunião do Comitê Olímpico Internacional.
Sem dúvida, a manifestação mais criativa com relação à vitória brasileira foi o “Yes, we créu”, que chegou próximo ao topo dos Trending Topics do Twitter, de origem desconhecida/popular.