E podemos dizer que 2012 foi especialmente interessante para o marketing esportivo brasileiro. Em âmbito internacional tivemos as Olimpíadas de Londres, pela primeira vez com presença massiva de mídias sociais, e mais localmente houve o fenômeno de futebol e de marketing chamado Corinthians, capaz de atrair a atenção de muitas marcas.
Mas os melhores cases, curiosamente, tem pouco a ver com esses fenômenos. A votação foi difícil e a verdade é que, nesse tipo de lista, muita coisa boa sempre é deixada para trás. Se você acha que alguma coisa importante ficou de fora, por favor, registre nos comentários do post.
Agora vamos ao que interessa:
PENALTY + VITÓRIA
A Penalty, fornecedora de material esportivo do Vitória da Bahia, aproveitou a tradicional camisa rubro-negra listrada do clube para fazer uma ação brilhante de responsabilidade social.
A partir do lema da torcida, “meu sangue é rubro-negro”, foi criada uma campanha para incentivar a doação de sangue pelos torcedores. Para isso a cor vermelha foi retirada da camisa, e o uniforme ganhou listras brancas e pretas.
Conforme os torcedores doavam sangue em locais específicos e batiam as metas o vermelho ia, gradualmente, voltando ao uniforme, que, no final da ação, voltou às cores normais.
GUARANÁ ANTARCTICA + SELEÇÃO BRASILEIRA
A fanpage do Guaraná Antarctica atingiu a marca de 5 milhões de seguidores, número compatível com a população de muitos países. Então a marca usou essa feliz coincidência para ativar seu patrocínio da Seleção Brasileira.
O próprio Mano Menezes, técnico na época, convocou jovens de todo o país a enviarem vídeos de 1 minuto mostrando porque deveriam jogar na Seleção do Guaraná. 12 pessoas foram selecionadas e disputaram um jogo contra a Seleção Sub-20 da Costa Rica, país cuja população tem o mesmo número da fanpage do Guaraná.
Essa ativação gerou muito boca a boca e, no final, a Seleção do Guaraná venceu a partida!
BRAHMA + COPA DO MUNDO 2014
Por anos tudo que o brasileiro sonhou foi ver uma nova Copa do Mundo sendo realizada no país, mas, assim que isso aconteceu, por diversas razões esse sonho parece ter se tornado um pesadelo para a opinião pública. “Imagina na Copa” acabou virando um bordão sarcástico que representa o medo de que todos os nossos problemas serão ampliados em julho de 2014.
A Brahma, indo na contramão desse sentimento, abraçou a causa contra o pessimismo com uma campanha que mostrou um ponto de vista mais positivo, ou seja, que faremos a maior festa de todos os tempos, resolvendo os problemas com a nossa típica alegria e felicidade.
VOLKSWAGEN + BEBETO
Em 1994 Bebeto imortalizou um de seus gols na Copa do Mundo por causa da comemoração onde balançava os braços, em homenagem a seu filho que tinha acabado de nascer.
Hoje, 18 anos depois do gol que Bebeto deu ao país, a Volkswagen aproveita a oportunidade para mostrar o mesmo pai dando um carro Gol de aniversário para Mattheus, seu filho.
Em outras palavras, a marca tinha um momento único em mãos e não deixou ele passar, contando uma bela história.
ZURICH SEGUROS
Em 25 de agosto, sábado, em um Palmeiras e Santos, milhares de torcedores que já estavam no estádio esperando o jogo começar quando foram surpreendidos por jogadores do São Paulo e Corinthians entrando em campo. Tratava-se de uma simulação, organizada pela Zurich Seguros, com todos os detalhes possíveis, de juiz e bandeirinha até o sistema de som do estádio anunciando a partida.
Obviamente que o público presente não entendeu nada do que estava ocorrendo e, logo depois do apito, veio a explição: “Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”. Em outras palavras, essa era uma ação da Zurich Seguros para promover seus serviços.
Tudo isso foi filmado e se tornou um vídeo com bastante repercussão na internet. Mas, buzz a parte, a curiosidade é que a Zurich não é patrocinadora de nenhum dos times envolvidos, muito menos do Campeonato Brasileiro.