Torcida Oficial do Vampeta

Aposto que você achou engraçado o título desse post e se perguntou “mas do que raios se trata isso?”.

O Vampeta é uma daquelas figuras folclóricas do futebol. Tão folclórica que só de lembrar dele a gente já dá risada. E, em sua época, foi um jogador de futebol acima da média. 10 anos após o penta ele continua relativamente presente na mídia e possui uma grande identificação com a torcida corinthiana.

Pensando nisso uma empresa de turismo resolveu contratá-lo para oferecer pacotes de turismo para os jogos do Corinthians no Mundial de Clubes, que acontece no final do ano no Japão. A foto, tirada na região da Av. Paulista (São Paulo) não está muito boa, mas dá para ter uma idéia…

Mas o que faz disso algo que valha a pena ser comentado aqui no blog da Ativa?

1) É muito legal ver empresas de menor porte se beneficiando do esporte para promover seus produtos e serviços. Infelizmente o senso comum ainda diz que o marketing esportivo fica restrito às grandes verbas. Mentira.

2) Interessante notar que eles tiveram o cuidado de escolher um atleta (ou ex-atleta) totalmente pertinente ao produto. Quem não gostaria de viajar ao lado do Vampeta para ver o Corinthians na final? Até eu, que não sou corinthiano, fico tentado. Todo mundo sabe que ele é figura.

3) Além disso ainda foi criado um conceito para promover a campanha. Torcida Oficial do Vampeta. Como eu disse, dá vontade de rir mesmo antes de saber o que é. Isso gera curiosidade e agrega valor à experiência.

Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013

Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...

Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...

Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL

Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...

O gol não pode esperar

Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...

Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013

Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...

Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil

100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...

Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo

Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado,  por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...

Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014

O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...

Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL

Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...

Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...