Quando esporte e cultura se encontram

Logo depois do encerramento das Olimpíadas de Londes 2012 a Creative Review fez um post bastante completo mostrando as melhores contribuições do evento para o campo da criatividade, seja nas campanhas publicitárias, arquitetura, tecnologia, design e até mesmo nas artes.

Na época nós compartilhamos isso tanto na nossa fanpage quanto no perfil do Twitter, e, se você ainda não viu recomendo dar uma lida.

Mas, de todos os itens que encontramos lá, o que mais chama atenção é esse clipe que a organização dos jogos fez para apresentar o velódromo, local onde acontecem as provas de ciclismo. A trilha sonora do Chemical Brothers e a linguagem claramente inspirada em Tron dão um toque completamente diferente do que estamos acostumados a ver em eventos desse tipo.

O interessante é notar que esse vídeo acaba funcionando quase como um videoclipe. Se ele não tivesse nada a ver com os Jogos Olimpícos ainda assim seria conteúdo de altíssima qualidade. Puro entretenimento, cheio de referências à outros campos que não são do esporte, mas que combinam bem com ele.

Vejam só:

Por isso cada vez mais acreditamos que campanhas que envolvam o esporte podem (e devem) ir além dele, bebendo em outras fontes que deixem o resultado mais rico e completo, capazes de engajar e maravilhar o público. Assim como ficamos maravilhados com esse clipe.

E quem não se lembra da campanha da Adidas que colocava astros do esporte e da cultura pop na cantina do Star Wars? Mais um exemplo de como é possível buscar intersecções entre esporte e cultura.

Negócios em Jogo, programa 11, 29/07/2013

Em 29 de julho aconteceu a décima primeira edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar...

Ana Moser e Raí entrevistados no Roda Viva

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, os ex-atletas Ana Moser e Raí estiveram no programa Roda Viva, da TV Cultura, para falarem sobre esporte, grande eventos, legado para o país, profissionalismo e muitos outros assuntos. Se você trabalha com ou se...

Superpro – o herói que a Marvel criou para promover a NFL

Não faz muito tempo que postamos aqui uma análise sobre a parceria da Marvel com o Brooklyn Nets, time da NBA, que resultou na criação de um mascote super herói chamado Brooklyn Knight (Cavaleiro do Brooklyn), lembram? Pois é. Nesse final de semana estava vendo uma...

O gol não pode esperar

Bruno Scartozzoni, sócio e diretor de planejamento da Ativa Esporte, escreveu uma coluna para a edição de junho de 2013 da revista Info Exame, sobre transmídia e esportes. O texto também foi publicado no site, em 4 de junho, nesse link. Reproduzimos aqui o texto na...

Negócios em Jogo, programa 10, 15/07/2013

Em 15 de julho aconteceu a décima edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Para assistir é só dar play aí em...

Sócios da Ativa Esporte participam de projeto sobre a marca Brasil

100 Degrees of Brazil é o projeto da Daniela Novaes, mestranda de branding na School of Visual Arts em Nova York, que fez uma mesma pergunta para 100 profissionais de comunicação e afins: Qual é a sua impressão de uma marca chamada Brasil? As respostas estão sendo...

Storytelling e Marketing Esportivo, uma combinação que dá jogo

Escrevi esse artigo em março de 2013 para publicação em uma revista especializada. Infelizmente o texto acabou não sendo publicado,  por isso trouxe ele pra cá. Corro o risco de ser acusado de oportunista ao escrever esse artigo, afinal, storytelling e marketing...

Os planos da adidas para a Copa do Mundo 2014

O post abaixo foi originalmente escrito para o Futebol Marketing em 01/07/2013. O link original pode ser acessado aqui. Imagem: Divulgação/CBF Na última terça-feira, 25 de junho, estive na coletiva de imprensa da adidas a convite do FutebolMarketing.com.br. O objetivo...

Negócios em Jogo, programa 9, 01/07/2013 – EDIÇÃO ESPECIAL

Em 01 de julho aconteceu a nona edição do Negócios em Jogo, hangout quinzenal da Ativa Esporte, onde Guilherme Guimarães, Bruno Scartozzoni e convidados discutem as últimas notícias e tendências do universo do marketing esportivo. Devido aos acontecimentos que pararam...

Guilherme Guimarães ministra curso de Marketing Esportivo no Rio de Janeiro – 17/08

Guilherme Guimarães, diretor geral da Ativa Esporte e professor de marketing esportivo da FIA e Trevisan, pela primeira vez leva seu curso de marketing esportivo para o Rio de Janeiro, em parceria inédita com a EasyAula. O curso acontecerá em 17 de agosto, um sábado,...